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o que fazer em caso de Acidente

  • O outro veículo não tem seguro

    Se o veículo que lhe bateu não tem seguro válido ou não apresenta os documentos que o comprovem, deverá recolher todos os elementos de identificação, quer do condutor, quer do veículo. Nestes casos recomenda-se que chame a polícia para dar conta da ocorrência. Através dos dados recolhidos, nomeadamente da matrícula da viatura poderá verificar junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (quer no sitio de internet da ASF, quer através do Serviço de Atendimento ao Público) qual o segurador e se existe ou não seguro válido. No caso de se verificar que não existe terá de recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel.

  • O outro condutor fugiu

    Se o condutor do outro veículo foge deverá tomar as seguintes medidas:
    - Identificar a matrícula do automóvel do condutor em fuga;
    - Arranjar testemunhas no local que tenham estado presentes no momento do acidente;
    - Contactar a polícia de imediato. Caso consiga identificar a matrícula do responsável pelo acidente poderá contactar o Fundo de Garantia Automóvel que tomará as diligências necessárias pela identificação do mesmo. No caso de não ser possível identificar a matrícula o Fundo de Garantia Automóvel apenas se responsabilizará caso existam danos corporais significativos (lesão corporal que determine morte ou internamento hospitalar igual ou superior a sete dias, ou incapacidade temporária absoluta por período igual ou superior a 60 dias, ou incapacidade parcial permanente igual ou superior a 15 %).

  • Declaração Amigável de Acidente Automóvel

    Preencha SEMPRE a Declaração Amigável (a não ser que seja fisicamente impossível). Deverá garantir que a Declaração Amigável fica completa e corretamente preenchida. Siga a lista que a N Seguros lhe sugere:

    Preencher totalmente a frente da Declaração – atenção à Data, Hora e Local do Acidente.
    Fazer o desenho do Acidente na frente da Declaração (mesmo que as autoridades digam que não é necessário, aconselhamos sempre que preencha).
    Assinalar as circunstâncias do acidente no veículo A e B.
    Indicar Danos Visíveis.
    Identificação das 2 seguradoras e das matrículas dos veículos intervenientes no acidente.
    Assinatura de ambos os condutores.
    Os dados das TESTEMUNHAS só são válidas se tiverem prestado declarações à Policia no local do acidente, sendo fundamental para o desfecho do processo.
    Descrição pormenorizada do Acidente no Verso – não esquecer nenhum ponto importante.
    Assinalar no verso se houve ou não intervenção das autoridades.
    10º Identificar a oficina – Nome, morada completa, telefone, fax e Nº contribuinte Se proceder desta forma, o acidente será resolvido rapidamente.

    Faça aqui o download da Declaração Amigável

  • Oficinas Referenciadas

  • Como participar?

    A participação do acidente deverá ser feita à Seguradora através do envio da Declaração Amigável, totalmente preenchida e assinada, através do e-mail acidentes@nseguros.pt ou para o fax 220 90 77 77.

  • O que é a Convenção IDS?

    A Convenção IDS - Indemnização Direta ao Segurado - é um acordo celebrado entre a grande maioria das Seguradoras com o objetivo de simplificar e acelerar a resolução dos acidentes automóvel. Ou seja, o Segurado poderá resolver o acidente junto da sua própria seguradora, mesmo nos casos em que a responsabilidade não é sua, evitando que este tenha de contactar a seguradora do terceiro responsável. Aplica-se esta Convenção nas seguintes condições:

    • Acidente ocorrido em Portugal Continental, Açores e Madeira;
    • Existência de seguro válido;
    • Intervenção apenas de dois veículos, com seguro válido (não se aplica aos casos de choque em cadeia);
    • Apenas se verifiquem danos materiais (são excluídos danos corporais, ainda que ligeiros);
    • O valor da reparação do veículo lesado não pode ultrapassar os €15.000;
    • Preenchimento completo e correto da DAAA, devidamente assinada:
    - Data do acidente
    - Veículo
    - Companhia de seguros
    - Circunstâncias do acidente ou esquema do acidente
    - Assinatura dos condutores Quando o acidente é participado à respetiva seguradora, esta verificará se o mesmo se enquadra ou não na convenção. Caso não reúna condições para um IDS:

    • Deve participar à sua companhia, se pretender acionar Danos Próprios;
    • Deve enviar uma reclamação de terceiros à seguradora do outro interveniente, remetendo cópia para a N Seguros, caso o sinistro nos seja reclamado. Neste caso, é a outra companhia que vai marcar a peritagem à sua viatura e regularizar o sinistro.

  • Qual o prazo?

    A Declaração Amigável deve ser remetida ou entregue à seguradora no mais breve espaço de tempo possível, sem nunca ultrapassar oito dias após o acidente ou do dia em que teve conhecimento do mesmo.

  • E se for no Estrangeiro?

    Caso o acidente ocorra no estrangeiro ou com um veículo de matrícula estrangeira, deve contactar o GABINETE PORTUGUÊS DE CARTA VERDE, que funciona junto da Associação Portuguesa de Seguradores (APS) e pelo telefone n.º 21 384 81 01/38/32 ou na morada: Rua Rodrigo da Fonseca n.º 41 - 1070-157 Lisboa.

  • Como tenho um veículo de substituição?

    O veículo de substituição é disponibilizado, no momento em que a seguradora assume a responsabilidade do sinistro, se o veículo estiver imobilizado. O veículo de substituição apenas está disponível durante o período necessário à reparação do mesmo, indicado no relatório da peritagem. Caso tenha responsabilidade na ocorrência do acidente, se tiver contratada esta cobertura, terá direito ao veículo de substituição nas condições estabelecidas na apólice.

    No caso de perda total deixa de existir o direito ao veículo de substituição no momento em que a seguradora coloca à disposição do lesado o pagamento da indemnização. Nem sempre é possível fornecer um veículo de características semelhantes ao seu, nomeadamente em determinados períodos do ano, em certas zonas geográficas e para determinados tipos de veículos.

    Nestes casos terá direito a um veículo o mais parecido possível ao seu ou a ser reembolsado das despesas em que tenha incorrido. A seguradora é responsável pelos custos do seguro do veículo de substituição, com coberturas iguais às existentes para o veículo imobilizado. No entanto, é da responsabilidade do segurado pagar as coberturas adicionais que deseje contratar e depositar a caução para o consumo de combustível e danos no veículo não cobertos pela apólice de seguro

 

Prevenir Aborrecimentos

  • Que Documentos o devem acompanhar

    Toda a documentação exigida por lei, em especial:

    - Carta de Condução e Bilhete de Identidade (ou cartão de cidadão);
    - Livrete e título de registo de propriedade do veículo (ou documento único);
    - Carta Verde, certificado provisório de seguro (na ausência de carta verde) ou aviso-recibo, quando válidos;
    - Vinheta do seguro obrigatório automóvel.


    Se for caso disso:

    - Certificado de inspeção periódica obrigatória e vinheta de inspeção obrigatória;
    - Declaração para registo de dísticos (comprovativo do pagamento do imposto municipal sobre veículos);
    - Um ou vários exemplares da Declaração Amigável de Acidente Automóvel, para utilizar em caso de acidente.

  • Informação a recolher em caso de acidente

     

    • Dados dos intervenientes no acidente;
    • Eventuais testemunhas;
    • Viaturas envolvidas e respetivas seguradoras;
    • Local, dia e hora do acidente e esboço do mesmo, com indicação dos danos.
  • Deslocações ao estrangeiro

    Quando viajar para o estrangeiro não se esqueça da Carta Verde, que segundo a lei, comprova e titula a existência do seguro automóvel obrigatório, e é válida para todos os países cuja sigla não esteja traçada no quadro de países constante na mesma.

  • Contactos para efeitos de pedidos de substituição de vidros (QIV)

    Rede Glassdrive: 808 246 246

     

    Rede Expressglass: 808 211 690

     

    Rede Carglass: 808 200 053

     

    Rede NewCar: 808 204 000

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